Menina de 10 anos morre sufocada ao fazer desafio do TikTok em Itália

O desafio chama-se Blackout e consiste em ficar o maior tempo possível sem respirar.

A menina italiana de 10 anos, Antonella, morreu sufocada, esta quarta-feira, enquanto gravava o desafio – Blackout Challenge – que está a tornar-se viral na rede social TikTok, segundo a imprensa italiana.

O desafio consiste em ficar o máximo de tempo possível sem respirar para sentir alguma sensação forte. Para conseguir cumprir o desafio, Antonella apertou um cinto no pescoço, enquanto filmava o momento na sua casa de banho.

Uma das irmãs, a de cinco anos, encontrou o corpo inconsciente da menina de 10 anos. Foi imediatamente levada para o Hospital Infantil de Palermo pelos pais e não sobreviveu.

“Antonella estava a fazer o jogo da sufocação”, foi esta a explicação que a outra irmã de nove anos disse aos pais, segundo o jornal La Reppubblica.

"Não sabíamos de nada", confessou o pai da menina, Angelo Sicomero, ao jornal. "Eu sabia Antonella ia ao TikTok para ver vídeos. Como imaginar esta atrocidade?", disse o pai ainda desesperado.

Sem conseguir digerir a morte da filha, os pais de Antonella decidiram ajudar outras crianças ao doar os órgãos da filha.

A Promotoria de Palermo está a investigar o caso e abriu inquérito por “incitação ao suicídio”. O telemóvel da menina foi apreendido pelos investigadores, que irão verificar se Antonella esteve em contacto com outros participantes neste desafio e se foi convidada a participar, ou se estava a fazer este vídeo para um amigo ou familiar.

Perante esta tragédia, a plataforma TikTok divulgou um comunicado, onde explicou que “a segurança da comunidade do TikTok é nossa maior prioridade. Estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar em qualquer investigação”, anunciou a rede social.