Biden prometeu, mas não cumpriu. Estados Unidos deportam centenas de imigrantes ilegais

Moratória autorizada por Biden que apontava adiar estas deportações foi rejeitada por um juiz federal.

Biden prometeu, mas não cumpriu. Estados Unidos deportam centenas de imigrantes ilegais

Depois de o tribunal ter rejeitado uma moratória autorizada pelo novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, centenas de imigrantes ilegais foram deportados dos EUA.

A moratória foi aprovada logo no início do mandato de Joe Biden, porém, na semana passada um juiz federal ordenou à nova Administração que não executasse a moratória de 100 dias para deportações de imigrantes ilegais. Esta medida não obrigava o governo norte-americano a deportar, mas as deportações continuam a acontecer, seguindo instruções específicas.

Segundo o Departamento de Segurança Interna, as forças de segurança deviam dar prioridade à deportação de pessoas que são consideradas uma ameaça à segurança dos americanos ou que tenham entrado no país recentemente, de acordo com as instruções que entraram esta terça-feira em vigor. 

Nos últimos dias, a Unidade de Imigração de Alfândegas (ICE em inglês) deportou, pelo menos, 15 pessoas para a Jamaica e 269 para as Honduras e Guatemala. Segundo a Associated Press, estão marcados para hoje mais voos.

Na campanha eleitoral, Joe Biden prometeu suspender por 100 dias as deportações de imigrantes, depois de receber inúmeras e duras criticas durante as primárias democráticas pelas deportações em massa que a administração de Barack Obama fez, da qual Biden foi vice-presidente.

Na presidência de Obama, três milhões de imigrantes foram deportados, número mais elevado do que sob qualquer Governo dos Estados Unidos, incluindo também o de Donald Trump.

A interrupção de 100 dias nas deportações juntou-se a outra medida anunciada, na passada quarta-feira, pelo Departamento de Segurança Interna: a suspensão do registo para o programa “Stay in Mexico”, que possibilitou a Donald Trump devolver requerentes de asilo ao país vizinho.

O Presidente dos EUA ainda aprovou uma série de medidas de imigração entre o pacote de 17 ordens executivas que assinou logo após se ter instalado na Casa Branca, como o reforço do programa para jovens sem documentos ou a revisão das prioridades na detenção de imigrantes.

Ainda, Biden apresentou um plano de imigração que antevê a regularização de 11 milhões de imigrantes sem documentação, embora dependa do poder legislativo americano.