Tribunal russo declara Navalny culpado de “difamação” horas após outra sentença

Pouco antes tinha sido confirmada a sua sentença por violação de medidas de controlo judicial.

Tribunal russo declara Navalny culpado de “difamação” horas após outra sentença

Um tribunal russo declarou, este sábado, Alexei Navalny culpado de "difamação" de um veterano da Segunda Guerra Mundial. A decisão foi divulgada horas após ter sido condenado, em recurso, a dois anos e meio de prisão, num outro caso.

"Alexei Navalny cometeu o crime", disse a juíza Vera Akimova ao ler a declaração da sua decisão, com a sentença a ser anunciada no final da audiência.

O Ministério Público russo pedia uma multa de cerca de 10.600 euros e exigia que uma pena suspensa para o opositor fosse convertida em pena de prisão.

Em causa está a divulgação de um vídeo por Navalny em 2020, que apelida de "vendidos" e "traidores" várias pessoas que surgiam numa gravação a defender as alterações constitucionais promovidas pelo Presidente russo Vladimir Putin, onde se incluía um veterano de 95 anos.

Na sequência, o neto desse idoso processou o opositor, que acusa os familiares de tentarem aproveitar-se da situação, ao "comercializarem" a sua imagem.

Também este sábado, horas antes, a justiça russa tinha confirmado a sentença a prisão efetiva de Navalny, por violação de medidas de controlo judicial, no entanto decidiu reduzir a pena em um mês e meio.

Assim o opositor do regime de Putin irá cumprir uma pena de dois anos e meio de prisão.