Cinco países de UE vão retomar administração da vacina AstraZeneca já esta sexta-feira

Itália, França, Chipre, Lituânia e Letônia vão retomar já a administração da vacina, enquanto os autoridades sanitárias de Espanha e da Suécia ainda vão reunir  antes de decidir quando voltar usar o fármaco. 

Cinco países de UE vão retomar administração da vacina AstraZeneca já esta sexta-feira

Depois da 'luz verde' da Agência Europeia do Medicamento (EMA) sobre a verificação da segurança do vacina AstraZeneca contra a covid-19, Itália, França, Chipre, Lituânia e Letônia vão retomar a adminstração da vacina já esta sexta-feira. Por outro lado, Espanha e Suécia só irão recomeçar a inoculação para a próxima semana (tal como Portugal, que retomará na próxima segunda-feira). 

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou o levantamento da suspensão já para amanhã, aproveitando o momento para dizer que o próprio também irá ser vacinado esta sexta-feira. “A AstraZeneca é eficaz, conforme foi destacado pelo regulador europeu. Tem apenas efeitos colaterais relativamente raros e tem uma relação risco/recompensa positiva ”, afirmou Castex, citado pelo The Guardian.

Já Espanha e Suécia vão avaliar a retoma da vacina. Segundo o jornal El País, o Governo espanhol vai reunir-se com os chefes regionais para saber quando é que devem recomeçar a administração da vacina na próxima semana. A Suécia diz que precisa de "alguns dias" para decidir quando deverá retomar. “A agência de saúde pública [sueca] precisa de alguns dias para analisar a situação e como a vacina AstraZeneca pode ser usada na Suécia”, afirmou o diretor-geral da agência, Johan Carlson. “Na próxima semana vamos dizer a posição que vamos assumir sobre o uso da vacina AstraZeneca", citado pelo The Guardian. 

{relacionados}