Homem foi condenado a prisão domiciliária mas pode sair para trabalhar em Guimarães

Vai cumprir a pena de dois anos de prisão em regime de permanência na habitação, podendo sair de casa todos os dias úteis, para trabalhar.

O Tribunal de Guimarães condenou, esta sexta-feira, um homem a dois anos de "prisão em casa", por tráfico de droga, mas esta sentença tem a particularidade de lhe permitir sair de segunda a sexta-feira para ir trabalhar.

O homem, de 53 anos, com antecedentes criminais por tráfico, terá ainda de se submeter a um plano de reinserção social, que inclui um tratamento à toxicodependência.

Vai cumprir a pena de dois anos de prisão em regime de permanência na habitação, com fiscalização por meios técnicos de controlo à distância, podendo sair de casa todos os dias úteis, para trabalhar, desde as 07h40 às 12h15 e das 13h30 às 18h15.

No julgamento, segundo a agência Lusa, o arguido assumiu integralmente os factos, tendo-se mostrado arrependido, além de manifestar vontade de mudar o rumo da sua vida, o que terá sido tido em causa na decisão da pena.

O facto de o arguido ter apoio familiar, não serem conhecidos fatores de rejeição social, e ter hábitos de trabalho e emprego assegurado, também foi pesado pelo tribunal. Além disso, o arguido trabalhava, não se dedicando exclusivamente à venda de produto estupefaciente.

O tribunal determinou ainda que fosse devolvido ao arguido o automóvel, que lhe tinha sido apreendido, por não ter ficado provado que aquele veículo era a sua forma de transporte até aos locais de venda da droga.