INE. Volume de negócios nos serviços caiu 20% em fevereiro

O volume de negócios nos serviços voltou a cair pelo terceiro mês consecutivo para o valor mais negativo desde junho passado, divulgou esta segunda-feira o INE.

O índice de volume de negócios nos serviços acentuou a queda pelo terceiro mês consecutivo, passando de uma variação homóloga nominal de -16,5% em janeiro, para -20,0% em fevereiro, o valor mais negativo desde junho passado, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos últimos 12 meses, marcados pela pandemia da covid-19 em Portugal, o volume de negócios deste setor de atividade sofreu uma redução média de 18,8%, conclui o relatório.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de -9,5%, -8,3% e -25,0%, respetivamente (-8,5%, -7,6% e -16,5% em janeiro, pela mesma ordem).

A redução homóloga do pessoal ao serviço foi a mais intensa desde janeiro 2006 e desde maio de 2020 que a redução das horas trabalhadas não tinha sido tão expressiva, sendo a contração média dos últimos doze 16,0%, acrescenta o gabinete estatístico.