Tem os códigos dos Censos 2021? A partir desta segunda-feira já pode responder

Já pode responder aos Censos com os códigos das cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE). Devido à pandemia, o questionário deve ser preenchido, preferencialmente, online. 

Se já recebeu a carta com o código e respetiva palavra-passe, pode começar a responder, a partir desta segunda-feira, aos Censos 2021. O período de resposta decorre até ao dia 3 de maio. 

Os cidadãos devem preencher os Censos preferencialmente pela Internet, através do site https://censos2021.ine.pt/ ou através do telefone 21 054 20 21, que além de ser uma linha de apoio permite, pela primeira vez, responder aos Censos.

Caso não consiga responder através das opções anteriores, pode ainda recorrer ao balcão E-censos na Junta de Freguesia da área de residência ou solicitar os questionários em papel, para preenchimento e posterior entrega ao recenseador da área.

Pode ainda esperar pela visita do recenseador, que irá recolher respostas que não tenham chegado por telefone ou Internet. Em qualquer dos casos, é sempre necessário ter a carta com os códigos.

De realçar que a população residente em Portugal e que tenha recebido um código é obrigada a responder às perguntas. Quem não responder, ocultar informações ou não colaborar com o processo, poderá receber uma coima que vai de 250 a 50.000 euros