O 25 de Abril

Talvez me vá repetir um pouco, relativamente ao que disse aqui na altura. Mas a verdade é que algumas reacções me levam a isso. Já se sabe que o discurso sobre o 25 de Abril, na Assembleia da República, do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi óptimo, como se viu pela quase unanimidade das reacções…

Talvez me vá repetir um pouco, relativamente ao que disse aqui na altura. Mas a verdade é que algumas reacções me levam a isso. Já se sabe que o discurso sobre o 25 de Abril, na Assembleia da República, do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi óptimo, como se viu pela quase unanimidade das reacções de comentadores (depois começou a haver algumas, menos, noutro sentido, mas isso é próprio da ânsia actual e pouco original de originalidade). Como disse na altura, sendo Marcelo filho de um Homem do anterior Regime (ministro de Caetano e governador colonial) e de uma Mulher com fama de oposicionista, e tando como inspirador católico um franciscano como o Pe. Milícias, é mais normal esperar esse discurso dele – de qualquer modo atribuído à sua proverbial inteligência. Não há dúvida que a História deve ser encarada sem complexos, nas várias vertentes.

Outro discurso que me pareceu bom na altura foi o de Ferro Rodrigues.

Os restantes andaram por uma maior mediocridade, e nem sei se focaram bem o que se celebrava no Parlamento nesse dia solene.

O problema são as pessoas que contrariando o discurso de Marcelo, só gostam dos que lhe são politicamente próximos, de direita ou de esquerda.