Vinte jovens detidos em megaoperação da PJ de combate ao crime violento

Operação T3 deteve jovens pela prática de crimes violentos. 

Vinte jovens detidos em megaoperação da PJ de combate ao crime violento

Vinte pessoas, com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos, foram detidas durante uma megaoperação de combate a crimes violentos na região da grande Lisboa, confirmou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira.

Em causa estão crimes de roubo, sequestro, furto qualificado, burla informática e detenção de arma proibida, entre outros. "Os detidos faziam parte dum grupo criminoso, agora desmantelado, que se autointitulava de gangue 'AKJ' e que atuava essencialmente nos concelhos de Cascais e de Sintra, onde a maioria dos mesmos residia. O grupo dedicava-se a vários tipos de crimes violentos contra a propriedade, tais como roubos, parte deles com arma de fogo ou arma branca, normalmente praticados na via pública, apropriando-se dos bens das pessoas e jovens que assaltavam em conjunto, nomeadamente, dinheiro, telemóveis e outros valores", informa a PJ.

A investigação teve início em 2019, na sequência de informações que davam conta da atividade crescente do grupo naquela região,"a qual se encontrava a preocupar bastante as populações e a comunidade escolar, sendo que os autores divulgavam vídeos das suas ações nas plataformas do ciberespaço e nas redes sociais, vangloriando-se dos crimes que cometiam e ameaçando as vítimas, caso os denunciassem". Os jovens "desafiavam" ainda os grupos rivais para encontros destinados a lutar pelo controlo de “territórios”.

Além das detenções foram feitas 23 buscas domiciliárias nas residências utilizadas pelos suspeitos, familiares e amigos, onde a PJ recuperou alguns bens e valores provenientes dos furtos e roubos, bem como à apreensão de armas e outros instrumentos utilizados para coagir ou agredir as vítimas.

No terreno estiveram 180 inspetores da PJ de várias unidades, sendo este processo dirigido pelo Ministério Público de Cascais.