Ex-chefe de gabinete do Governo alvo de buscas por tráfico de influências e corrupção

Buscas decorrem decorrem na sede de uma sociedade comercial, em Departamentos de Contratação Pública de diversos municípios, numa empresa pública de gestão de águas e em habitações nas zonas de Penafiel e Guimarães. 

A Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público estão a realizar, esta terça-feira, dez buscas no âmbito de uma investigação por suspeitas de tráfico de influências e corrupção. Um dos envolvidos na operação é Nuno Araújo, antigo chefe de gabinete do atual ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, quando este exercia funções de Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Em comunicado, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) revela que as “diligências, a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária, decorrem, designadamente, na sede de uma sociedade comercial, em Departamentos de Contratação Pública de diversos Municípios, numa empresa pública de gestão de águas e em habitações nas zonas de Penafiel e Guimarães”.

No “inquérito investigam-se factos relacionados com a celebração, por ajuste direto, de aquisição de serviços entre uma sociedade comercial e os referidos municípios e a empresa pública”.

Segundo a mesma nota, “à data, a sociedade adjudicatária seria gerida e controlada de facto pelo sócio-gerente anterior, o qual exercia então funções de chefe de gabinete ministerial. O mesmo usaria a sua influência decorrente do cargo para conseguir a celebração por ajuste direto, tirando benefícios monetários através de outra sociedade comercial, que igualmente controlava”.