Prédio desaba e atinge autocarro na Coreia do Sul. Há registo de nove mortes

Ainda não é conhecida a causa do desabamento.

Prédio desaba e atinge autocarro na Coreia do Sul. Há registo de nove mortes

Um edifício de cinco andares que estava a ser demolido na cidade Gwangju, na Coreia do Sul, desmoronou, esta quarta-feira, e caiu em cima de um autocarro, matando nove dos 17 passageiros a bordo. Ainda não é conhecida a causa do desabamento.

Pedaços de escombros do edifício atingiram o autocarro, que tinha parado numa rua próxima, confirmou a Agência Nacional de Incêndios sul-coreana.

Oito sobreviventes do autocarro foram resgatados pelas equipas de socorro, entre os quais o motorista. Todos foram encontrados em estado grave. De seguida, as equipas conseguiram detetar e retirar os nove corpos, disse a agência em comunicado.

De acordo com um oficial dos bombeiros, kim Seok-sun, todos os trabalhadores das obras no prédio já não estavam no interior do mesmo antes do desmoronamento, explicando que alguns deles disseram aos investigadores que tinham fechado uma rua pedonal próxima do edifício antes de este ruir.

As equipas de socorro ainda estão à procura de pessoas que possam ter ficado presas sob os escombros, indicaram os responsáveis da Agência Nacional de Incêndios.

Foram captadas imagens por cidadãos e também pela comunicação social local sul-coreana, nas quais são mostradas os pedaços de cimento a cair sobre o autocarro e a preencher a rua de poeira.

Num outro vídeo após o desmoronamento do prédio, veem-se dezenas de elementos das equipas de socorro com macas e pés-de-cabra na tentativa de encontrar sobreviventes por entre os escombros, enquanto retroescavadoras retiravam enormes montes de cimento e vigas de metal retorcidas aglomeradas no meio da estrada.