Encontrado com vida bebé desaparecido em Proença-a-Velha

Noah, de dois anos, foi encontrado numa zona de mato e está a ser “sujeito a avaliação médico”. Segundo a GNR, “terá percorrido cerca de 10 quilómetros”.

Noah, o menino de dois anos desaparecido desde a madrugada de quarta-feira em Proença-a-Velha, foi encontrado com vida.

Segundo avança o Correio da Manhã, a criança foi encontrada numa zona de mato, a quatro quilómetros de casa, e está gravemente ferido.

À agência Lusa, o coordenador da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda confirmou que o menino “foi encontrado com vida, num desaparecimento que deverá ser considerado espontâneo”.

O capitão da GNR de Castelo Branco, Jorge Massano, revelou que Noah está neste momento a ser “sujeito a avaliação médica”. “Terá sido encontrada [a criança] na torre de busca, alargada durante esta tarde” e “terá percorrido cerca de dez quilómetros”, afirmou, em conferência de imprensa.

O menino desaparecera de casa dos pais, em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, entre as 5h e 8h da manhã de quarta-feira, com a cadela da família. Durante as buscas da GNR, ainda na quarta-feira, foram encontradas algumas peças de roupa do menino – uns calções, uma galocha e a fralda – e a cadela.

Durante esta tarde, o perímetro de buscas foi alargado para um raio de distância de 20 km com recurso a veículos de todo-o-terreno em coordenação com os militares da GNR.

Estiveram envolvidos nas buscas 127 elementos apoiados por "valências cinotécnicas e drones, equipa de mergulhadores, acompanhados pela proteção civil e bombeiros" e dezenas de civis.