Público regressa às competições futebolísticas este fim de semana

Rastreio dos espetadores é obrigatório sempre que o número de participantes seja superior a mil, em ambiente aberto, ou superior a 500, em recintos fechados.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta sexta-feira, o regresso do público às competições futebolísticas (futebol, futsal e futebol de praia) já este fim de semana.

Em comunicado a FPF lembra que desde a passada segunda-feira, e mediante a resolução do Conselho de Ministros de 4 de junho, os eventos desportivos dos escalões de formação e das competições amadoras podem contar com um terço (33%) da lotação dos recintos desportivos, com lugares marcados e distanciados, e com testes de diagnóstico, cujas normas e orientações seriam da Direção-geral da Saúde (DGS), que entretanto determinou o rastreio dos espetadores sempre que o número de participantes seja superior a mil, em ambiente aberto, ou superior a 500, em recintos fechados. Podem ser apresentados testes rápidos de antigénio, realizado nas 48 horas anteriores ao evento, autoteste de antigénio, no dia e no local do evento, sob supervisão de um profissional de saúde, ou teste PCR, até 72 horas antes do evento.

Assim, “e sem prejuízo das restrições relativas aos municípios considerados de risco elevado e muito elevado”, será possível a presença de público nos seguintes eventos: 

– Torneio Nacional Sub-19, Sub-17 e Sub-15

 – Campeonato Nacional II Divisão Futebol Feminino – Final

 – Campeonato Nacional III Divisão Futebol Feminino – 3.ª Fase – Final

 – Encontro Regional Feminino Sub-19 e Sub-15

 – Campeonato Nacional II Divisão Futsal – Final 8

 – Campeonato Nacional II Divisão Feminino Futsal – Final a duas mãos

 – Taça Nacional Sénior Feminina Futsal – Final 4

 – Torneio Nacional Sub-15, Sub-17 e Sub-19 Futsal

 – Campeonato Elite Futebol Praia – Final 4

 – Campeonato Nacional Futebol Praia – Fase Final

 – Campeonato Nacional Feminino Futebol Praia– Fase Final

 – Taça Portugal Futebol Praia

A FPF ressalva que nestas competições “não se registam casos de tratamento desigual entre participantes, pois não ocorrem situações em que já tiveram lugar jogos sem participação do público e que, por via da agora possível presença de público, pudessem originar situações de sentido contrário com relevo”. Por outro lado, “em algumas das competições elencadas, não são atribuídos títulos nem se determinam subidas ou descidas".

Assim, “tendo em consideração que já se realizaram jornadas sem público” ou “por serem fases da prova realizadas em eliminatórias a uma mão, de forma a garantir a igualdade das competições e dos participantes, tendo em conta o princípio acima mencionado, não será permitido público” em algumas competições, são elas:

– Campeonato Nacional III Divisão Futebol Feminino – 2.ª Fase – 3.ª eliminatória

– Taça Nacional Sénior Feminina Futsal – oitavos de final e quartos de final

– Taça Nacional Sénior Masculina Futsal

– Campeonato Nacional II Divisão Futsal – Série Madeira

– Campeonato Elite Futebol Praia – 1.ª Fase

O regresso do público às provas profissionais ou equiparadas está agendado para 28 de junho.