SEF apanha no aeroporto do Porto pai que estava em fuga com dois filhos raptados em França

Menores, de 11 e 13 anos, estavam desaparecidos desde julho do ano passado.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, esta segunda-feira, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, dois menores desaparecidos, de nacionalidade italiana, com 11 e 13 anos de idade, que tinham sido raptados pelo pai em julho do ano passado.

Em comunicado, esta terça-feira, o SEF revela que os menores se preparavam para viajar para Marraquexe, Marrocos, acompanhados pelo progenitor e por um irmão mais novo.

"Os menores foram detetados no controlo documental de saída de um voo com destino a Marraquexe, quando se preparavam para viajar na companhia do pai e de um outro irmão mais novo", revela o SEF.

Segundo a mesma nota, "os menores terão sido subtraídos pelo pai, em julho de 2020, aquando da decisão judicial de colocá-los sob custódia dos Serviços Sociais franceses".

Tendo em conta a medida cautelar emitida por França, com a indicação de "tomar todas as medidas necessárias para a proteção dos menores e trazê-lo perante as autoridades competentes", os menores foram presentes no Tribunal de Família e Menores de Matosinhos por elementos do SEF.