Parecer sobre vacinação a crianças a partir dos 12 anos será apresentado antes do início do ano letivo

Por enquanto, a “melhor estratégia” para controlar a propagação do vírus continua a ser “a vacinação de adultos com esquema vacinal completo”, realçou o coordenador da comissão técnica da Direção-Geral da Saúde. 

Parecer sobre vacinação a crianças a partir dos 12 anos será apresentado antes do início do ano letivo

A vacinação a maiores de 12 anos está a ser avaliada, segundo indicou a Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19, esta quarta-feira. O parecer será emitido antes do arranque do ano letivo.

Após as autoridades regionais da Madeira aprovarem a vacinação contra a covid-19 de alunos a partir dos 12 anos, o coordenador da comissão técnica – um órgão consultivo da Direção-Geral da Saúde (DGS) –, Válter Fonseca, indicou que o parecer está a ser elaborado e "será naturalmente conhecido para que o planeamento da vacinação possa ser feito atempadamente".

"Será feito um parecer (…) de forma atempada e para proteger a saúde pública, nos 'timings' mais adequados, também em função da evolução da cobertura vacinal da restante população, que continua a ser a nossa prioridade", apontou Válter Fonseca em entrevista à agência Lusa.

Ainda assim, o coordenador da comissão técnica reforçou, por enquanto, que a “melhor estratégia” continua a ser “a vacinação de adultos com esquema vacinal completo” para controlar o máximo possível a transmissão do vírus.

Quanto à atual evolução de casos em Portugal, Válter Fonseca realçou que as vacinas não são 100% eficazes e por isso, a população deve seguir todas as medidas sanitárias em vigor.

{relacionados}