Ex-bombeiro cadete detido por atear 28 incêndios florestais

Suspeito é um jovem de 21 anos. Terá ateado incêndios em Gondomar e Santa Maria da Feira.

Um jovem, de 21 anos, foi detido pela presumível autoria de 28 incêndios florestais, ocorridos em Gondomar e Santa Maria da Feira, nas freguesias da Lomba e Canedo, respetivamente, anunciou, esta segunda-feira, a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a autoridade explica que “os fogos foram provocados com recurso a isqueiro, tendo o autor ateado os incêndios em zonas de caminhos, confinantes com povoamento florestal.”

O jovem, um gasolineiro, que já foi bombeiro cadete, poderá ser responsável por outros incêndios, “cuja investigação se encontra a decorrer e que se inscrevem num número elevado, que se têm verificado naquela localidade”.

Os incêndios foram ateados em zonas habitacionais, com várias moradias e floresta, “tendo ardido áreas diversas que só não atingiram proporções maiores devido ao rápido combate desenvolvido pelas corporações de Bombeiros de Valbom e de S. Pedro da Cova”.

O detido vai ser presente à competente autoridade judiciária, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.