Mais de oitenta concelhos de Portugal continental sob risco máximo de incêndio

Face a este agravamento, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai fazer um ponto de situação, esta segunda-feira.

Mais de oitenta concelhos de Portugal continental sob risco máximo de incêndio

Mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão sob risco máximo de incêndio. Face a este agravamento, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai fazer um ponto de situação, esta segunda-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o risco de incêndio permanecerá elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira. O IPMA também colocou vários concelhos de todos os distritos do continente – 18 – em risco muito elevado e elevado e incêndio.

As temperaturas altas obrigaram o IPMA a colocar o distrito de Braga sob aviso laranja entre as 12h desta segunda-feira e as 20h de terça-feira. Já os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão ficar sob aviso amarelo pela permanência da temperatura máxima entre 12h de hoje até às 20h de amanhã.

A ANEPC irá fazer um ponto de situação esta segunda-feira para apresentar uma antevisão do risco de incêndio para os próximos dias e o reforço dos conselhos à população, indicou a autoridade em comunicado.

A última semana de agosto começa com o céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Douro, que poderá continuar. Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior e também vento fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, e por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.

Em alguns locais do litoral oeste a sul do Rio Douro, ainda está prevista neblina do quadrante ou nevoeiro matinal, uma pequena subida da temperatura mínima na região Norte e interior Centro e Sul e uma pequena subida da máxima nas regiões Norte e Centro, mas mais significativa no litoral.

Hoje, as temperaturas mínimas vão rondar entre os 15.º, no Porto, e os 25.º, em Portalegre, e as máximas entre os 26.º, em Aveiro, e os 40, em Castelo Branco.