Militares portugueses já deixaram Cabul

Militares portugueses concluíram missão.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, revelou, esta sexta-feira, que os quatro militares portugueses destacados para o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, concluíram a sua missão e chegam hoje à noite a Portugal.

“Já saíram de Cabul, estão a fazer o caminho de regresso a Portugal e correu tudo muito bem. As circunstâncias foram extremamente difíceis, mas os objetivos foram inteiramente atingidos”, disse o governante em declarações à agência Lusa.

À semelhança do que já tinha adiantado numa entrevista à SIC, esta quinta-feira à noite, o ministro confirmou que os militares portugueses retiraram 58 cidadãos afegãos que deverão chegar a Portugal entre “hoje e amanhã, e eventualmente também domingo”.

“Chegam alguns ainda hoje, mas ainda não posso confirmar em absoluto, tem havido uma enorme volatilidade, mudança de planos a toda a hora, e portanto, não tenho ainda certeza, mas, em princípio, ainda chegam alguns hoje”, indicou.

Recorde-se que os militares portugueses estavam em Cabul desde quarta-feira. Ontem à noite o ministro já tinha revelado que os militares estavam "bem" e se preparavam para deixar Cabul "dentro de algumas horas"-