Primeiro dia da Casa Aberta nas Lojas do Cidadão sem grandes problemas, mas secretária de Estado admite ajustes

A secretária de Estado da Modernização Administrativa fez um balanço positivo sobre o primeiro sábado da modalidade que serve para escoar renovações ou levantamentos do cartão de cidadão ou do passaporte. Porém, a falta de senhas e a grande afluência de pessoas causou algum tormento na loja nas Laranjeiras, em Lisboa. 

Primeiro dia da Casa Aberta nas Lojas do Cidadão sem grandes problemas, mas secretária de Estado admite ajustes

O primeiro dia da Casa Aberta nas Lojas do Cidadão correu sem grandes complicações, no entanto a secretária de Estado da Modernização Administrativa admitiu fazer uns ajustes nos próximos sábados nas lojas onde a procura é maior.

"Em termos globais, penso que é satisfatório o balanço que podemos fazer neste momento porque as pessoas aderiram e estão a resolver os seus problemas", apontou Maria de Fátima Fonseca, em declarações à Lusa.

Segundo a agência noticiosa, verificou-se um certo descontentamento esta manhã na loja das Laranjeiras, em Lisboa, devido à grande afluência de pessoas e à falta de senhas que esgotaram antes do meio-dia.

"Estamos a avaliar muito de perto todas as situações que vão acontecendo em todas as lojas e em que medida poderemos eventualmente afinar a nossa capacidade de resposta, procedendo a alguns pequenos ajustes, se for o caso, nas semanas subsequentes", afirmou a secretária de Estado.

Maria de Fátima Fonseca disse que "as senhas não esgotaram com rapidez" mas foram sim "ficando indisponíveis" ao longo do dia em algumas lojas, reforçando a opção de retirar senhas online aos utentes que pretendem renovar os documentos.

"O que nós estamos a recomendar é que de facto as pessoas acedam o mais possível à senha 'online' que está disponível no mapa cidadão onde aliás também podem verificar a disponibilidade de senhas em cada uma das lojas que fazem parte desta operação", explicou.

A modalidade ‘Casa Aberta’ vai permitir recuperar algum tempo perdido devido ao encerramento das lojas durante o período da pandemia, que, segundo a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, a abertura de mais balcões durante mais tempo deverá ajudar a “escoar o acumulado de entregas e de emissões de cartão de cidadão".

Durante os próximos oito sábados – até 20 de novembro -, entre as 09h e as 22h, esta modalidade vai estar disponível na área de Lisboa – Laranjeiras, Saldanha, Marvila e Odivelas, na área do Porto – Porto e Vila Nova de Gaia, e também em Coimbra, Braga e Faro.