Preço dos combustíveis aumenta novamente na segunda-feira

Portugueses sugerem “greves” e bloqueios das pontes.

O preço dos combustíveis deverá voltar a aumentar na próxima semana. Desta vez, adianta à SIC Notícias uma fonte do setor, o valor deverá rondar os 1,5 centímos tanto na gasolina como no gasóleo, sendo o aumento justificado pela subida de preço dos produtos refinados nos mercados internacionais, numa altura em que os combustíveis já estão em preços recorde.

O novo aumento segue a tendência registada nos últimos meses, tendo esta a semana a gasolina passado a custar, em média, mais 2,5 cêntimos e o gasóleo mais 3,5 cêntimos. É ainda de sublinhar que alguns postos de combustíveis do país chegaram mesmo a vender gasóleo a mais de dois euros por litro, um valor nunca antes visto.

Um exemplo disso mesmo é o posto de abastecimento da Repsol da A1, em Vila Nova de Gaia, onde o preço deste combustível por litro é 2,029 euros, não sendo caso único, uma vez que também no Campo Grande ou em Évora o valor ultrapassa os dois euros por litro.

Este aumento está a causar um sentimento de revolta em muitos portugueses, estando vários cidadãos a organizar-se para realizarem uma "greve" aos combustíveis e bloquearem as pontes.

A ideia surgiu num grupo de Facebook que, apesar de ter pouco mais de 24 horas, já atingiu os 257 mil membros: “Se estás contra estes preços dos combustíveis participa neste grupo e nas greves aos combustíveis! Temos que deixar de ser este povo “manso” que admite tudo. Convida os teus amigos aderir e vamos fazer a união para que este governo e todo os outro percebam o mal que nos fazem todos os dias!”.

Os organizadores porpõem que se faça uma "greve" no abastecimento de combustíveis nos próximos dias 15 de outubro e nos fins-de-semana de 21 e 22 de outubro e de 28 e 29 do mesmo mês.

Um dos organizadores sugeriu ainda num comentário que se fizesse um bloqueio às pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, já tendo esta sugestão mais de 6,5 mil "gostos".

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo já subiu 38 vezes desde janeiro, tendo descido apenas oito. Por outro lado, o preço da gasolina já aumentou 30 vezes e recuou sete.

 

{relacionados}