Filipa Martins é a primeira portuguesa a chegar às finais de ‘all-around’ em Mundiais de ginástica artística

A portuguesa também garantiu a presença na final de paralelas assimétricas, no campeonato que decorre em Kitakyushu, no Japão, desde esta segunda-feira. 

Filipa Martins é a primeira portuguesa a chegar às finais de ‘all-around’ em Mundiais de ginástica artística

A ginasta Filipa Martins é a primeira portuguesa a chegar a uma final do concurso completo (all-round) num Mundial de ginástica artística. A portuguesa também garantiu a presença na final de paralelas assimétricas, no campeonato que decorre em Kitakyushu, no Japão, desde esta segunda-feira. 

Filipa Martins assegurou o lugar na final, ao ficar na sexta posição na qualificação geral, com 53.032 pontos. Já na qualificação para o concurso de paralelas assimétricas, a ginasta terminou a prova no oitavo lugar, com 14.133 pontos. De realçar que a portuguesa foi a 17.ª classificada no mesmo aparelho, nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

"Estou super contente com os resultados que consegui nas qualificações, nas paralelas foi mesmo em último lugar, mas foi fantástico, porque foi a primeira vez que consegui, e no 'all around' passei em sexto, o que foi muito bom", afirmou Filipa Martins, em declarações divulgadas pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP), esta terça-feira. 

A final de ‘all-around’ está marcada para esta quinta-feira, enquanto a de paralelas assimétricas vai ser disputada no sábado. Filipa Martins já apontou como objetivos fazer “provas limpas” e “querer desfrutar ao máximo” em ambas as competições.

Portugal também levou duas estreantes para o Mundial no Japão. Maria Mendes e Rafaela Ferreira terminaram a qualificação para o concurso completo nas 39.ª (47.033) e 52.ª (43.698) posições, respetivamente.

Hoje começam as competições masculinas, nas quais Portugal está representado por Bernardo Almeida, José Nogueira e Guilherme Campos.