Alerta laranja: RT, incidência e internados sobem nas últimas 24 horas

A incidência de casos e o rácio de transmissbilidade estão a subir por todo o país, tal como o número de internados, quer em internamento geral, quer em Unidades de Cuidados Intensivos. Alentejo registou apenas quatro casos de covid-19 e nenhuma morte. 

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 313 casos de covid-19 e cinco mortes associadas à doença. De acordo com os dados divulgado, esta segunda-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o país soma agora um total acumulado de 1.085.451 infeções confirmadas desde o início da pandemia e 18.138 vítimas mortais. A incidência de casos e o rácio de transmissbilidade estão a subir por todo o país, tal como o número de internados, quer em internamento geral, quer em Unidades de Cuidados Intensivos.

Foram diagnosticados apenas quatro casos de covid-19 na região do Alentejo e nenhuma morte. Já nas restantes regiões do continente, Lisboa e Vale do Tejo reportou, nas últimas 24 horas, 118 infeções e duas mortes, sendo mais uma vez a zona do país com maior número de casos diários. Segue-se o Norte com 90 e sem mortes, Centro com 46 contágios e uma morte e Algarve com 24 e mais uma vítima mortal. No arquipélago dos Açores foram registados 11 casos e uma morte e na Madeira 20. 

O número de internados volta a aumentar: estão neste momento 290 internados com covid-19 nos hospitais portugueses – mais 21 face a domingo -, dos quais 59 estão sob tratamento nas Unidades de Cuidados Intensivos – mais sete do que ontem. 

Quanto aos valores da incidência e do rácio de transmissibilidade (RT), os dados foram atualizados esta segunda-feira, e demonstram que Portugal está a crescer na transmissão do vírus em relação aos dados de sexta-feira passada, aproximando-se mais da zona laranja do mapa de risco. 

Em Portugal, a incidência acumulada é de 92,4 e de 92,8 só no continente. Verifica-se uma subida, quando a incidência na sexta-feira era de, respetivamente, 86,1 e 86,5 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Já o indíce de transmissibilidade, quer no território nacional, quer no continente, subiu de 1,02 para 1,06. 

Por outro lado, mais 284 pessoas venceram a doença, elevando o número total de recuperados durante a crise pandémica para 1.035.977.

Há agora 31.336 casos ativos no país, mais 24 do que ontem, e as autoridades de saúde têm 21.124 contactos em vigilância, mais 321 do que no domingo. 

Consulte aqui o boletim na íntegra.