Marido de Merkel critica “preguiça” de alemães não vacinados

A chanceler alemã tem apelado frequentemente aos alemães para que tomem a vacina contra a covid-19.

Marido de Merkel critica “preguiça” de alemães não vacinados

O marido de Angela Merkel acusou os alemães não vacinados de "preguiça", no tempo em que o país luta para contar uma nova vaga de contágios.

"É espantoso que um terço da população não siga as descobertas científicas", disse o marido de Merkel, Joachim Sauer, numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica e recolhida pelo diário alemão Die Welt. "Em parte, isto deve-se a uma certa preguiça e complacência dos alemães", afirmou, que raramente fala em público.

O ressurgimento da covid-19 na Alemanha foi em parte imputado à sua taxa de vacinação de 68% – um número relativamente baixo em comparação com outros países da Europa.

"O outro grupo são pessoas que seguem uma convicção pessoal, uma espécie de reação ideológica ao que consideram uma ditadura de vacinação", continuou Sauer que, segundo disse, incluía também alguns médicos e cientistas.

A chanceler alemã, que está prestes a deixar o cargo, devendo ter como sucessor o ministro das Finanças, Olaf Scholz, tem apelado frequentemente aos alemães para que tomem a vacina contra a covid-19.