Terremoto de 4,4 na escala Richter abala Milão sem provocar feridos ou danos

O tremor de terra teve origem na província de Bérgamo, na região da Lombardia, confirmou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). O epicentro do abalo ocorreu no pequeno município de Bonate Sotto, onde o presidente da câmara disse que “não havia alarmismo nem pânico entre as pessoas”, ao contar que sentiu o abalo quando…

A cidade italiana de Milão tremeu, esta manhã de sábado, com um terremoto de 4,4 graus na escala Richter. O fenómeno natural ocorreu por volta das 11h34 (10h34 em Portugal) e não foram registados grandes danos, segundo as primeiras informações divulgadas pelos meios de comunicação italianos. 

O tremor de terra teve origem na província de Bérgamo, na região da Lombardia, confirmou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). Já o epicentro do abalo ocorreu no pequeno município de Bonate Sotto, a uma profundidade de 26 quilómetros. 

De acordo com o jornal italiano Corriere Della Sera, não há registo de chamadas de emergência para o corpo de bombeiros. “Estou em contato com a Proteção Civil e de momento não temos relatos de danos a pessoas ou edifícios”, disse o presidente da região da Lombardia, Attilio Fontana. 

Na localidade de Bonate Sotto, o presidente da câmara, Carlo Previtali disse que "não havia alarmismo nem pânico entre as pessoas", ao contar que sentiu o abalo quando estava no gabinete: "senti, mas não tanto, não pensei que o epicentro estivesse aqui". Mesmo sem danos ou feridos reportados, Previtali disse que serão levadas a cabo "todas as verificações necessárias nos edifícios para garantir que não existem propriedades danificadas". 

Segundo a mesma fonte, houve um segundo terremoto, às 11h57 – vinte minutos depois do primeiro abalo – (10h57 em Portugal), de menor magnitude de 2,2 na escala Richter, com epicentro em Osio Sotto. 

No entanto, o primeiro abalo foi notado especialmente em Milão, onde muitas pessoas saíram para as ruas ao sentirem os prédios a tremer e partilharam a suas experiências nas redes sociais.

O jornal italiano também indicou que uma escola secundária em Città Studi foi evacuada, acrescentando que o terremoto foi sentido também em toda a província de Bérgamo e Brescia, mas também em Pavia, Como e Brianza.