Internacional

Tribunal russo ordena encerramento de grupo de direitos humanos

Decisão vem um dia depois de uma outra organização da mesma natureza ter sido liquidada. 

Tribunal russo ordena encerramento de grupo de direitos humanos

Um tribunal russo ordenou o encerramento da organização Memorial Human Rights Centre (MHRC), um dia após o supremo tribunal ter revogado o estatuto legal da organização Memorial International.

A dissolução de uma das instituições de direitos humanos mais respeitadas da Rússia veio devido com a "justificação do extremismo e do terrorismo" por grupos religiosos, incluindo as Testemunhas de Jeová oficialmente consideradas "extremistas" na Rússia. A MHRC tenciona recorrer da decisão no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Esta quarta-feira, o Memorial International publicou uma carta do tribunal europeu ordenando à Rússia que suspendesse a sua decisão de dissolver a MHRC e também da Memorial International, enquanto se aguarda uma revisão legal da legislação russa sobre "agentes estrangeiros". A resposta da Rússia a esta decisão, que tem de ser aplicada por tratado, ainda não é conhecida.

O chefe da organização, Alexander Cherkasov, acredita que a decisão tem motivações políticas e que o governo russo estava a agir para suprimir os direitos civis.

Os comentários estão desactivados.