Mais de 200 mil pintainhos abatidos na Holanda devido à gripe das aves

Recorde-se que surtos de gripe das aves estão a ser relatados dentro e fora da Europa, nomeadamente na Bélgica, Reino Unido, República Checa e no Burkina Faso, onde 500.000 aves morreram ou foram abatidas. Também em Portugal foi afetado, tendo, atualmente, cinco focos ativos. 

Cerca de 170 mil pintainhos foram abatidos numa quinta perto de Alkmaar, a norte de Amesterdão, enquanto outras 46.000 aves foram abatidas em Willemstad, no sul do território holandês. Ao todo, foram abatidas mais de 200 mil aves por de duas quintas atingidas por focos de gripe das aves.

Nos dois casos, "o mais provável é que seja a variante H5, altamente contagiosa", revelou o Ministério da Agricultura holandês num comunicado.

Em outubro, os Países Baixos anunciaram um período de confinamento para as aves. Na altura, os criadores foram obrigadas a manter as aves no interior das propriedades para conter a propagação do vírus.

Até ao momento, foram afetadas pelo menos 20 quintas no país e centenas de milhares de aves foram abatidas por funcionários da Autoridade Nacional de Segurança Alimentar (NFSA).

Na passada quinta-feira, o Governo francês anunciou que ia abater até 2,5 milhões de aves em quintas do sudoeste do país para tentar conter a expansão de casos de gripe aviária, quando já estavam identificados no território mais de 230 focos da doença.

Recorde-se que os surtos de gripe das aves estão a ser relatados dentro e fora da Europa, nomeadamente na Bélgica, Reino Unido, República Checa e no Burkina Faso, onde 500.000 aves morreram ou foram abatidas.

Também em Portugal foi afetado, tendo, atualmente, cinco focos ativos.