IPST reforça apelo a dádivas de sangue

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação realça que “mantém-se a necessidade de manutenção das reservas em níveis estáveis”.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) voltou a apelar esta sexta-feira para que todos os potenciais dadores façam a sua dádiva de sangue, lembrando que "mantém-se a necessidade de manutenção das reservas em níveis estáveis".

Em comunicado, o IPST informa que os Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra estarão abertos sábado das 8h às 19h30, sendo que o Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa também estará aberto no domingo, no mesmo horário.

O instituto recorda ainda que para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, sendo que o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos, e ter peso igual ou superior a 50 kg.

As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido covid-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço contra a covid-19 devem aguardar 7 dias, para se candidatarem novamente.

Para saber onde dar sangue consulte aqui.