Detidos 40 automobilistas em operação da PSP sobre condução sob efeito do álcool

Na totalidade, foram detetados 108 a conduzir sob o efeito do álcool (contraordenação), 70 dos quais ainda se encontravam no regime probatório da carta de condução.

A PSP deteve 40 automobilistas por condução com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l no âmbito da operação “Se conduzir não beba, se beber não conduza”.

Em comunicado divulgado este sábado, a PSP informa que a operação, que decorreu na quinta e na sexta-feira, na área de intervenção da PSP em todo o país, deu “especial atenção à fiscalização da condução sob o efeito do álcool, uma das principais causas da sinistralidade rodoviária”.

Nos dois dias, “foram fiscalizadas 7.847 viaturas e 4.243 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia, tendo sido detetados 108 a conduzir sob o efeito do álcool (contraordenação), 70 dos quais ainda se encontravam no regime probatório da carta de condução”, refere a mesma nota.

De acordo com a PSP, “foram verificadas 222 viaturas em excesso de velocidade”, tendo sido registados “29 autos de contraordenação por não utilização ou utilização incorreta do cinto de segurança e 30 por uso do telemóvel durante a condução, constituindo estas infrações algumas das principais causas da sinistralidade rodoviária”.

“Destacamos o registo de 126 viaturas a circular na via pública sem inspeção, bem como 45 autos de contraordenação por falta de seguro obrigatório”, sublinha a PSP, adiantando que “foram ainda efetivadas 27 detenções por falta de habilitação legal”.