Um crocodilo selvagem, que ficou com um pneu durante mais de cinco anos preso no seu pescoço, na Indonésia, foi na segunda-feira passada resgatado, salvo e já voltou à natureza. O animal foi ajudado por moradores da província de Palu.
Trabalhadores de conservação têm tentado atrair o crocodilo de água salgada desde 2016, depois de residentes da cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, terem visto o animal com um pneu pertencente a uma mota à volta do seu pescoço. Mas foi um residente local que acabou se encontrar com o réptil de 5,2 metros de comprimento – visto regularmente a apanhar sol no rio Palu no centro de Sulawesi – na segunda-feira passada.
Tili, um vendedor de aves de 34 anos de idade, usou frango como isco e cordas para apanhar o animal. "Eu só queria ajudar, detesto ver animais presos e a sofrer", disse. As suas duas primeiras tentativas para salvar o animal falharam porque as cordas não eram suficientemente fortes para enfrentar o seu peso, contou, ao The Guradian. Depois, acabou por utilizar cordas feitas para puxar barcos."O crocodilo era incrivelmente pesado, todos estavam a suar e a ficar muito cansados". O animal foi libertado de volta à água após o salvamento.
Os conservacionistas acreditam que alguém pode ter colocado deliberadamente o pneu à volta do pescoço do crocodilo, numa tentativa falhada de o apanhar como animal de estimação.