J.K Rowling vai doar até 1,2 milhões de euros a órfãos que estão na Ucrânia

A escritora responde ao pedido de ajuda feito pela Fundação Lumos, instituição de caridade cofundada em 2005 com a baronesa Emma Nicholson de Winterbourne, que apela a que mais pessoas se juntem a esta causa, que está a contribuir para “um trabalho crucial com algumas das crianças mais vulneráveis na Ucrânia”.

A escritora britânica J. K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai doar até um milhão de libras, cerca de 1,2 milhões de euros, para ajudar as crianças em orfanatos na Ucrânia. O anúncio foi feito na rede social Twitter. 

Assim sendo, J.K Rowling responde ao pedido de ajuda feito pela Fundação Lumos, instituição de caridade cofundada em 2005 com a baronesa Emma Nicholson de Winterbourne, que apela a que mais pessoas se juntem a esta causa, que está a contribuir para "um trabalho crucial com algumas das crianças mais vulneráveis na Ucrânia".

Na conta oficial do Twitter, a Lumos fez um apelo por donativos urgentes para entregar alimentos, bens de higiene e material médico às crianças afetadas pela crise humanitária ucraniana, despoletada pela invasão russa naquele território. 

"Pessoalmente, farei corresponder as doações a este apelo, até um milhão de libras", disse J. K. Rowling, agradecendo a todas as pessoas que já doaram à instituição.

Já no seu site, a Lumos explica que atualmente a sua equipa está a "trabalhar na Ucrânia – sobretudo na região de Zhitomir, a oeste da capital Kiev, uma área agora sob ataque das forças russas -, nos países vizinhos e com parceiros de confiança na região, para prestar assistência a crianças presas em orfanatos, fornecer alimentos de emergência, kits de higiene e médicos, ajudar a manter algumas das crianças mais vulneráveis em segurança, e apoiar famílias, famílias de acolhimento e famílias de acolhimento de emergência".

De acordo com os dados da fundação, antes da invasão, havia mais de 1.500 crianças internadas em orfanatos na região, e cerca de 100 mil órfãos a viver em instituições no país.