Mattos Chaves quer eleição direta no CDS

Para abrir o partido “à sociedade e à participação mais ativa de todos os militantes de base”.

Miguel Mattos Chaves, candidato à liderança do CDS-PP, quer, conforme defende na sua moção de estratégia global, que o líder centrista seja eleito de forma direta por todos os militantes.

Também os candidatos a deputados devem ser escolhidos em primárias. Estas propostas estão incluídas na moção de estratégia global que o também vogal da Comissão Política Nacional centrista vai levar a votos no 29.º Congresso do CDS-PP, agendado para 2 e 3 de abril, em Guimarães.

“O Futuro para o CDS-Partido Popular” é o título da moção, onde Mattos Chaves pede a eleição direta “pelo universo de todos os militantes, abrindo assim o partido à sociedade e à participação mais ativa de todos os militantes de base”. Um método que o CDS-PP já teve, aprovando em 2011 o regresso aos congressos eletivos.

 

Eleições em cada distrito

Quanto à escolha dos candidatos a deputados nas eleições legislativas, Mattos Chaves quer “eleições primárias em cada distrito”, contrário ao que aconteceu em 2019, quando a direção nacional escolheu os cabeças de lista nos vários círculos e os primeiros lugares em Lisboa e Porto, sendo os restantes nomes indicados pelas estruturas locais.

Recorde-se que estas ideias já faziam parte da moção de estratégia global que apresentou no último Congresso centrista, em 2019.