Comunidade LGBT atacada no Iraque

Relatório inclui entrevistas a um total de 54 iraquianos pertencentes à comunidade LGBT, realizadas entre junho e novembro de 2021, que descreveram ter sido presos por agentes de segurança e submetidos a abusos físicos e verbais.

A Human Rights Watch (HRW) e a organização IraQueer publicaram um relatório em que afirmam que grupos armados no Iraque, incluindo a polícia e uma das milícias mais poderosas do país, estão a atacar pessoas da comunidade LGBT. Em causa estão sequestros, tortura, rapto e homicídio ocorridos diariamente.

A HRW, citada pela BBC; disse que o governo iraquiano falhou em responsabilizar os agressores.O ministério do Interior do Iraque, contudo, negou quaisquer ataques desse tipo por parte das suas forças de segurança.

O relatório inclui entrevistas a um total de 54 iraquianos pertencentes à comunidade LGBT, realizadas entre junho e novembro de 2021, que descreveram ter sido presos por agentes de segurança e submetidos a abusos físicos e verbais.

Para além disso, foi lhes negado comida, água e tratamento médico, assim como entrar em contacto com um advogado ou familiares.