Menores que fizeram “bullying” a jovem e o levaram a ser atropelado vão ter de fazer terapia

Caso aconteceu em maio do ano passado, no Seixal. 

As duas alunas da Escola Báscia Dr. António Augusto Louro, na Arrentela, que fizerem "bullying" a um colega, acabando este por ser atropelado, vão ter de realizar sessões de treino de competências sociais, adiantou fonte ligada ao processo, diz a agência Lusa.

A decisão foi tomada pelo Tribunal de Famílias e Menores do Seixal, tendo as jovens, de 13 anos, sido suspensas da escola por 12 dias. 

Esta medida enquadra-se no artigo 15.º da Lei Tutelar Educativa, que determina a frequência de programas formativos em várias áreas, neste caso de aquisição de competências pessoais e sociais.

A Lei Tutelar Educativa aplica-se a todos os jovens com idades compreendias entre os 12 e os 16 anos, que pratiquem um facto qualificado pela lei como crime e apresente necessidades de educação para o direito.

Segundo o advogado de uma das jovens, Paulo Edson da Cunha, esta medida foi tomada em acordo com todas as partes: "Todas as partes envolvidas seja Ministério Público e famílias dos intervenientes concordaram em aplicar esta medida de terapia que o tribunal aceitou".

As sessões de treino de competências sociais e pessoais serão ministradas pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, sendo que a jovem que agrediu o colega terá de frequentar a terapia durante dois anos e a colega que filmou durante um ano. 

Recorde-se que este acaso aconteceu no dia 21 de maio de 2021, quandos os alunos da Escola Básica Dr. António Augusto Louro seguiam na berma da Estrana Nacional 10-2, depois de saírem da escola. O caso foi filmado e nesse vídeo é possível ver o jovem a ser esmurrado num braço. Quanto tentava fugir, o menor atravessou a estrada, acabando por ser atropelado. 

O jovem foi depois transportado para o hospital de Almada com ferimentos ligeiros.