Suécia considera “absolutamente inaceitável” ameaça da Rússia sobre possível adesão à NATO

“É absolutamente inaceitável que a Rússia ameace a Suécia ou a Finlândia de qualquer forma porque são os cidadãos que decidem a sua política de segurança”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros sueca aos jornalistas. 

Ann Linde, ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, considerou esta terça-feira as ameaças da Rússia ao seu país, pela possível adesão à NATO, como inaceitáveis. 

"É absolutamente inaceitável que a Rússia ameace a Suécia ou a Finlândia de qualquer forma porque são os cidadãos que decidem a sua política de segurança”, disse Linde em declarações aos jornalistas, em Sarajevo.

A líder da diplomacia sueca explica que, no seu entender, o estado da segurança europeia mudou após a invasão russa à Ucrânia, havendo "um tempo antes e depois de 24 de fevereiro" e que "a Suécia e a Finlândia decidirão sozinhos sobre o seu futuro”.

Recorde-se que a Rússia ameaçou a Finlândia e a Suécia com "graves consequências político-militares" se ambos os países decidirem aderir à Aliança Atlântica.