João Rendeiro estava sozinho na cela quando foi encontrado sem vida

A informação foi confirmada o porta-voz dos serviços prisionais da África do Sul, que afasta assim a teoria do possível envolvimento de terceiros na morte do antigo presidente do BPP. 

João Rendeiro estava sozinho na cela quando foi encontrado sem vida

O antigo presidente do BPP, João Rendeiro, estava numa cela única quando foi encontrado sem vida na noite de quinta-feira na prisão de Westville, em Durban, confirmaram os serviços prisionais sul-africanos, este sábado, esclarecendo o possível envolvimento de outras pessoas na morte.

Segundo indicou o porta-voz dos serviços prisionais da África do Sul, Singabakho Nxumalo, à agência Lusa, João Rendeiro “estava numa cela única quando se enforcou” e foi trancado na mesma, “portanto ninguém podia estar envolvido ou ter acesso a ele".

Segundo avançou o Nascer do Sol, Rendeiro aproveitou a mudança de cela devido à sessão que tinha marcada ontem em tribunal, para cometer suicídio, enforcando-se com um lençol. 

O responsável do Departamento de Serviços Penitenciários ainda confirmou que "a investigação está em curso e o relatório da autópsia será dado a conhecer à família", no entanto não há ainda previsão de quando o corpo será autopsiado.

João Rendeiro estava preso na cadeia de Westville desde 11 de dezembro do ano passado, depois de se ter colocado em fuga durante três meses para não cumprir pena em Portugal.

O antigo banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com a queda do BPP. A justiça portuguesa deu como provado que Rendeiro retirou do banco 13,61 milhões de euros. Apenas uma das condenações já transitou em julgado e não admite mais recursos, tendo o antigo presidente do BPP de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

Num segundo processo foi condenado a 10 anos de prisão e a mais três anos e seis meses noutro, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.

{relacionados}