Matthew McConaughey faz discurso emocionado na Casa Branca sobre tiroteio na escola do Texas

Ator é natural de Uvalde e defende um controlo mais apertado da legislação de armas nos EUA, país com mais armas do que pessoas.

Matthew McConaughey faz discurso emocionado na Casa Branca sobre tiroteio na escola do Texas

O ator norte-americano Matthew McConaughey participou, de surpresa, numa conferência de imprensa na Casa Branca, para apelar a um endurecimento das leis do controlo de armas nos EUA.

O discurso de McConaughey surge num contexto de negociação no senado de nova legislação sobre o acesso a armas nos EUA, o país do mundo com maior número de civis armados e onde há mais armas do que pessoas, após três tiroteios em massa num espaço de um mês, incluindo o massacre na escola primária de Uvalde, cidade natal do ator, onde morreram 19 crianças e duas professoras.

“Queremos escolas protegidas e seguras e queremos leis das armas que não tornem tão fácil aos tipos maus obterem as malditas armas”, afirmou Matthew McConaughey, num discurso de 22 minutos, durante o qual se emocionou ao recordar histórias e pormenores pessoais de algumas das crianças mortas por Salvador Ramos, o autor do ataque, que tinha 18 anos.

O ator sublinhou também que foi naquela pequena cidade do Texas que aprendeu a responsabilidade que advém da posse de armas. “Uvalde foi onde aprendi a reverenciar o poder e a capacidade da ferramenta que chamamos de arma. Uvalde foi onde aprendi sobre a posse responsável de armas”.

Embora reconheça que uma melhor legislação sobre armas não acabará com os tiroteios, McConaughey defendeu que há medidas que podem ajudar a reduzir as probabilidades de estes acontecimentos trágicos se repetirem com tanta frequência. “Precisamos de investir em saúde mental. Precisamos de escolas mais seguras. Temos de restringir a cobertura mediática sensacionalista. Precisamos de restaurar os nossos valores familiares. Temos de restaurar os nossos valores americanos e precisamos de posse de armas responsável”, afirmou.

“Os donos de armas responsáveis estão fartos que a Segunda Emenda [norma na constituição dos EUA que diz respeito ao direito de posse de armas de civis] seja abusada e sequestrada por alguns indivíduos perturbados", acrescentou.

Acompanhado pela mulher Camila Alves, o ator acompanhou algumas das famílias das vítimas e revelou que todos os pais com quem falou manifestaram o desejo de que “os sonhos dos seus filhos persistam”. “Eles querem que a perda das suas vidas seja importante”, sublinhou.