Funcionário da OMS morto a tiro em Myanmar, diz ONU

Vítima trabalhava há cinco anos como motorista da OMS e foi atingido por disparos enquanto conduzia uma motocicleta, numa pequena vila no sudeste do Estado de Mon.

Myo Min Htut, um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi na quarta-feira morto a tiro no sudeste de Myanmar, na sequência de um incidente cuja autoria é ainda desconhecida, reportou esta quinta-feira a Organização das Nações Unidas, em comunicado.

A vítima trabalhava há cinco anos como motorista da OMS e foi atingido por disparos enquanto conduzia uma motocicleta, numa pequena vila no sudeste do Estado de Mon.

"A ONU apela a todas as partes para que respeitem a neutralidade das Nações Unidas e dos trabalhadores humanitários e apela à proteção dos direitos e da segurança dos civis, condenando veementemente a violência contra estes", disse Ramanathan Balakrishnan, o coordenador humanitário e residente em funções da ONU, acrescentando que "as Nações Unidas esperam uma investigação imparcial sobre o incidente e que os responsáveis sejam responsabilizados".

O responsável enviou as suas condolências aos familiares de Myo Min Htut e dedicou uma palavra aos trabalhadores da organização internacional, que continuam a prestar apoio humanitário ao povo birmanês "durante estes tempos difíceis, contra obstáculos significativos".

Sublinhe-se que, pouco antes da tragédia, a OMS admitiu à agência de notícias espanhola Efe, também em comunicado, as dificuldades de fazer chegar a ajuda humanitária em Myanmar, especialmenten porque "o acesso a certas áreas envolve riscos muito altos".