Mais de 270 médicos de família vão entrar em funções no SNS

Candidataram-se 379 médicos para um total de 432 vagas. 

Mais de 270 médicos de família vão entrar em funções no SNS

Vão iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais de 270 médicos de família, anunciou esta quinta-feira no Parlamento a secretária de Estado da Saúde.

Maria de Fátima Fonseca encontrava-se a responder a questões levantadas pelo comunista João Dias, acerca da contratação de profissionais para o SNS, nomeadamente de médicos de família.

A responsável adiantou que o processo de escolha no âmbito do concurso para médicos de Medicina Geral e Familiar aberto a 17 de junho foi concluído há dois dias, existindo atualmente 272 "novos médicos de Medicina geral e familiar" prontos para ser colocados no sistema. Estas contratações, disse ainda, representam um "incremento bastante expressivo da cobertura de utentes com médicos de família".

A secretária de Estado anunciou que as vagas que ficaram por ocupar podem ainda vir a sê-lo através de outro concursos a desenvolver a nível regional pelas administrações regionais de saúde, além do concurso de segunda época que será feito em novembro ou dezembro.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) revelou também esta quinta-feira que se candidataram 379 médicos para o concurso de 17 de junho, que tinha um total de 432 vagas. No final do processo, apenas 60% das vagas ficaram ocupadas, "tendo havido dezenas de desistências", referiu o SIM.

A situação foi ainda mais crítica na área de Lisboa e Vale do Tejo, uma das zonas mais carenciadas destes especialistas.