Sociedade

Mais de 80 concelhos de nove distritos em aviso máximo de incêndio rural

O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira. 


Mais de 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Coimbra, Viseu, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão sob aviso de perigo máximo para incêndio rural, confirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além destas regiões, todos os distritos de Portugal continental apresentam vários concelhos em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural, ao passo que Faro fica apenas sob aviso laranja, o segundo mais elevado de uma escala de quatro.

Ainda assim, com a permanência de valores elevados da temperatura máxima, os restantes distritos estão sob aviso amarelo, o terceiro nível.

De notar também que o IPMA colocou 11 concelhos dos distritos do Porto e Aveiro em risco reduzido de incêndio, algo que não acontecia há alguns dias.

O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira, adiantou a instituição meteorológica.

Para este sábado, a previsão da meteorologia aponta para nebulosidade no litoral Norte e Centro durante a manhã, uma pequena descida da temperatura máxima, exceto no Algarve, onde ocorrerá uma subida, céu pouco nublado ou limpo, sendo geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã, mas que irá aumentando temporariamente de nebulosidade por nuvens médias e altas nas regiões Centro e Sul.

Portugal continental deixou de estar em situação de alerta devido ao risco de incêndio na quinta-feira, embora todo o dispositivo da Proteção Civil estivesse presente no terreno com toda a sua capacidade.

A situação de risco no país vai ser reavaliada hoje pelo Governo.

Os comentários estão desactivados.