Partes de foguetão chinês vão reentrar na atmosfera terrestre no fim de semana

O Long March 5B, assim de chama, que conta com um peso entre 17 e 22 toneladas, viaja no espaço sem controlo a uma velocidade de 28 mil quilómetros por hora

Esteja atento ao céu durante este fim de semana, mais precisamente entre as 19h53 de sábado e as 11h53 de domingo, intervalo de tempo em que é previsto que restos de um foguetão chinês irão reentrar na atmosfera.

O Long March 5B, assim de chama, que conta com um peso entre 17 e 22 toneladas, viaja no espaço sem controlo a uma velocidade de 28 mil quilómetros por hora. Caso o aparelho não se desintegre totalmente na atmosfera, os peritos acreditam que os detritos irão cair no mar. 

A trajetória está a ser monotorizada, tendo em conta que a sua trajetória poderá interferir com o espaço aéreo, segundo diz um alerta  Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Numa informação dirigida aos Estados-membros, às companhias aéreas e às autoridades de aviação, a agência listava Portugal, Bulgária, França, Grécia, Itália, Malta e Espanha como os países cujo espaço aéreo poderia eventualmente ser afetado. 

O foguetão foi lançado no passado domingo da ilha de Hainan, com o objetivo de transportar um módulo da nova estação espacial chinesa e está a dar voltas à Terra.

Recorde-se que um segmento do foguetão chinês desintegrou-se, em maio do ano passado, ao reentrar na atmosfera terrestre, tendo caindo oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China.