Educação. Professores só com mestrado em ensino

Só mesmo quem tem um mestrado em ensino nas várias áreas do saber vai poder ingressar na carreira de professor. 

Exigências 

Só mesmo quem tem um mestrado em ensino nas várias áreas do saber vai poder ingressar na carreira de professor. A garantia foi dada pelo ministro da Educação na Rádio Observador, esclarecendo ainda que o despacho vai ser atualizado para estabelecer os critérios que um licenciado pós-Bolonha possa vir a dar aulas em regime de “habilitação própria” com contratação direta pela escola, fora do concurso nacional. 

“A habilitação de acesso à profissão, ou seja, para um professor poder ingressar na carreira docente, é e vai continuar a ser o mestrado”, disse João Costa, tentando pôr fim à polémica em relação aos requisitos mínimos para dar aulas. 

Regulamentação

O ministro esclareceu ainda que, nos casos em que os professores são contratados, por exemplo, para substituições em escolas, só havia regulamentação para os licenciados pré-Bolonha.

Falhas

A ideia é reduzir a falta de professores nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Algarve; e na área da Informática, que é a mais preocupante, segundo o ministro João Costa. Sobre o regime de recrutamento e colocação de professores, segundo 
o governante, vai haver negociação com os sindicatos a partir do próximo mês para rever as regras, diz ainda.