UE já atingiu meta de 80% de armazenamento de gás

Meta foi atingida antes do previsto. 

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou esta terça-feira que a União Europeia (UE) já atingiu a meta de 80% de armazenamento de gás, prevista para o próximo dia 1 de novembro, pelo que sublinhou as "boas notícias". 

"Precisamos de nos afastar dos combustíveis fósseis russos e conseguir fontes fidedignas e confiáveis, principalmente para encher os nossos armazéns, e aqui existem boas notícias [pois] atingimos já uma média na União Europeia de preenchimento do armazenamento de 80%", afirmou a presidente em Copenhaga, na Dinamarca, num discurso que fez na cimeira sobre Segurança Energética.

"Basicamente já atingimos a quantidade que acordámos para este ano, mas sabemos que ainda vamos aumentar o preenchimento do armazenamento", salientou.

Contudo, a governante lembra que a independência da UE em relação aos combustíveis fósseis russos só vai existir quando "se investir maciçamente em energias renováveis".

"É por isso que estamos aqui hoje e que propusemos aumentar ainda mais a nossa meta de 2030 para as energias renováveis até 45%", referiu ainda.

{relacionados}