Resgatados quase 150 gatos destinados ao consumo humano na China

Há cerca de 10 milhões de cães e quatro milhões de gatos que todos os anos são mortos para o consumo humano na China

A polícia chinesa resgatou quase 150 gatos que estavam destinados ao consumo humano, informou esta quarta-feira a organização de defesa dos direitos dos animais Humane Society International (HSI).

Os animais estavam presos em jaulas enferrujadas quando foram encontrados pela polícia na cidade de Jinan, provícia de Shandong, na China. 

Um ativista local revelou ainda que foram colocados pardais em gaiolas para servirem de isco, tendo sido utilizado um controlo remoto para fechar a porta. 

"Foi chocante ver o estado em que [os gatos] estavam. Muitos deles estavam extremamente magros", disse outro ativista citado no comunicado do HSI, acrescentando que "a descoberta de dezenas de pardais vivos que foram usados como isco para atrair os gatos também foi um grande choque".

Os gatos foram enviados depois para um abrigo e os cerca de 31 pardais encontrados soltos na natureza.

A China não tem uma lei específica para punir a crueldade animal, contudo, os suspeitos podem ser processados por caçar pássaros, roubar gatos ou quebrar as regras de prevenção de doenças animais.

De acordo com o HSI, há cerca de 10 milhões de cães e quatro milhões de gatos que todos os anos são mortos para o consumo humano naquele país, sendo que a cidade Yulin, na região de Guangxi, organiza inclusivamente um festival de carne de cão para celebrar o solstício de verão. 

Contudo, com o aumento do número de animais de estimação, o consumo destes animais está em declínio e concentrado em determinadas zonas.