Mais de 40 pessoas morrem em sismo na China

Sismo ocorreu pelas 5h52 de Lisboa. 

Há pelo menos 46 vítimas mortais na sequência de um sismo que atingiu esta segunda-feira a província de Sichuan, no sudoeste da China. 

O balanço foi avançado pela televisão pública chinesa, CCTV, que inicalmente dava conta de 21 vítimas mortais, tendo já esse número sido atualizado. Na cidade de Ya'an, próxima do epicentro, contabilizam-se 17 mortes, enquanto que, na vizinha Garze o tal de vítimas mortais é, para já, de 29. Sabe-se ainda que há 16 pessoas desaparecidas e 50 feridos. 

O terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala de Ritcher, segundo as autoridades chinesas – e de 6,6 graus segundo o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS) – abalou a vila de Luding pelas 12h52 locais (5h52 em Lisboa), informou a agência noticiosa oficial Xinhua.

Além das vítimas mortais, dos desaparecidos e dos feridos, as autoridades relataram deslizamentos de terra, danos a residências e interrupções no fornecimento energético. Um dos deslizamentos terá inclusivamente bloqueado uma estrada rural, deixando-a repleta de pedras, avançou o Ministério de Gestão de Emergências.

 O sismo foi sentido a 200 quilómtreos de distância da capital da província, Chengdu, onde a maioria dos habitantes, cerca de 21 milhões de pessoas, se encontra confinada em casa devido a um surto de covid-19.