Quase 50 mil jovens entraram no ensino superior

Trata-se do segundo maior número dos últimos 33 anos. 

Quase 50 mil jovens descobriram este sábado que tinham entrado no ensino superior, na primeira fase do concurso nacional de acesso, em que apenas 19% dos candidatos não conseguiram ser colados. 

De acordo com os dados este fim de semana divulgados, são 49.806 os novos estudantes do ensino superior público, o segundo maior número em 33 anos, apenas superado pelos quase 51 mil alunos que ficaram colocados na primeira fase do concurso em 2020. 

Dos 61 mil candidatos, 11.701 não conseguiram colocação em universidades ou politécnicos, o equivalente a 19%, menos quatro por cento em relação ao ano anterior. 

Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior escreve que essa diminuição reflete "um crescente ajustamento entre a procura dos estudantes e a oferta das instituições".

Sabe-se ainda que cerca de metade dos candidatos conseguiram ser colocados na sua primeira escolha, sendo que 82% conseguiu uma vaga nas três primeiras opções.

Tal como o Governo esperava, houve áreas em que o número de estudantes colocado aumentou face a 2021, como é o caso dos cursos com maior concentração de alunos de excelência, com mais 2% de alunos, e dos cursos relacionados com as competências digitais, ciências de dados e engenharias aeroespaciais, em que o aumento é de 9%.

As licenciaturas em Educação Básica recuperaram também face aos anos anteriors, com um total de 727 alunos colocados, mais 14% face a 2021. 

Há também mais alunos colocados nas instituições localizadas em regiões com menor densidade populacional, tendo entrado nestas instituições 13.351 caloiros. Nas universidades da Beira Interior, de Évora e de Trás-os-Montes, por exemplo, o número de lunos colocados aumentou. 

"O relevante crescimento dos colocados em instituições do interior, bem como o aumento dos candidatos em primeira opção para essas instituições, confirma a importância que os estímulos atribuídos à fixação naquelas regiões está a surtir", lê-se no comunicado divulgado pelo ministério.

Além disso, este ano destaca-se ainda o maior número de sempre de estudantes colocados através do contingente especial para estudantes com deficiência: 381 alunos, mais 66 do que em 2021.

No que toca a estudantes emigrantes e lusodescentes, foram colocados 489 candidatos, mais 16% do que no ano anterior. 

No total, foram disponibilizadas para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 56.641 vagas, incluindo cerca de mil vagas adicionais incluídas no concurso na sequência de um despacho da tutela para responder ao elevado número de candidatos.

Dessas, sobram 5.284 vagas para a segunda fase, que começa já esta segunda-feira e termina a 23 de setembro, sendo os resultados conhecidos no dia 30 desse mesmo mês.