Truques para poupar energia

Uma das regras passa por analisar a potência contratada, uma vez que esta tem de estar adequada ao seu consumo.

Mesmo com os preços da energia a aumentar há pequenos gestos que poderá adotar para ver a sua fatura de luz reduzir-se.

Uma das regras passa por analisar a potência contratada, uma vez que esta tem de estar adequada ao seu consumo. Para isso tenha em conta que os atuais eletrodomésticos, sobretudo os de categoria energética A, são mais eficientes, e há também lâmpadas mais eficientes (como as LED) que, apesar de serem mais caras, consomem seis vezes menos energia e duram oito vezes mais.

Deve ter ainda em consideração o número de pessoas na habitação e analisar qual a tarifa que melhor se adequa. A bi-horária apresenta preços diferentes por kWh consoante a utilização em horas de vazio ou horas cheias, sendo o valor mais baixo nos períodos noturnos ou ao fim de semana (horas vazias) e mais elevado nas restantes horas. Se escolher a tarifa bi-horária, o encargo para a mesma potência durante as horas cheias será ligeiramente superior ao da tarifa simples.

Também ao desligar os aparelhos elétricos, em vez de os deixar em standby, e os carregadores de telemóvel, por exemplo, que por vezes ficam esquecidos nas fichas, o nível de poupança aumenta.