Governo decide não prolongar situação de alerta devido à pandemia de covid-19

 O aviso termina por isso às 23h59 desta sexta-feira.

Governo decide não prolongar situação de alerta devido à pandemia de covid-19

O Governo anunciou, esta quinta-feira após Conselho de Ministros, que não vai prolongar a situação de alerta devido à pandemia de covid-19. O aviso termina por isso às 23h59 desta sexta-feira.

Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, indicou que já não se justifica manter a situação de alerta em detrimento do “elevado nível de vacinação, da proteção e da menor agressividade das estirpes em circulação, a evolução da doença e o impacto no SNS e na vida das pessoas”.

Porém, é de realçar que esta decisão foi avançada no momento em que o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a subir.

Apesar do fim da situação de alerta, Pizarro sublinhou que a pandemia “não está ultrapassada”, pelo que “temos de continuar a avaliar a evolução da doença”. Para que tal não aconteça, o ministro apelou aos cuidados de prevenção como a higienização e a utilização obrigatória das máscaras nos lares de idosos e unidades de saúde, como hospitais.

Sob este “contexto de regresso à normalidade”, o governante ainda deixou um agradecimento “aos portugueses pela adesão ao programa de vacinação", ao revelar que "desde o início de setembro e até ao dia de hoje, mais de 450 mil pessoas" foram vacinadas com a segunda dose de reforço. Também remeteu uma palavra às Forças Armadas, pelo “inestimável apoio”, e aos “milhares de profissionais do SNS”.

{relacionados}