Peixe-lua que deu à costa nos Açores é o maior do mundo

Peixe deu à costa em dezembro mas só agora foi comprovado que era o maior do mundo. 

Um peixe-lua com 2,8 toneladas deu, em dezembro do ano passado, à costa morto no porto da Horta, na ilha do Faial, Açores. 

Na altura, suspeitou-se que, devido ao seu peso e também tamanho, 3,25 metros de comprimento e 3,6 metros de altura, este seria um dos maiores alguma vez encontrados. Essa informação foi agora, finalmente, confirmada pela comunidade científica. 

O anterior registo era de 1996, no Japão, e o peixe-lua gigante pesava 2,4 toneladas.

"Nós recolhemos os dados com todo o rigor científico e apresentamos os nossos dados a uma revista científica, que os validou, inclusive a calibração da balança. E, perante as provas documentais que mostramos, eles aceitaram o artigo para publicação. Como tal, está validado por investigadores e pela revista científica", adiantou à RTP Açores José Nuno Pereira, da Associação Naturalistas do Atlântico.

 

 

Os cientistas acreditam que o arrojamento deste peixe-lua está relacionado com o embate numa embarcação, uma vez que não foram encontrados quaisquer plásticos ou outros elementos prejudiciais no estômago do animal. Por outro lado, o peixe ósseo apresentava uma contusão na cabeça que pode ter resultado de uma pancada.