Pedro Sanchéz declara apoio a Lula da Silva

Já na segunda-feira António Costa tinha declarado o seu apoio ao candidato brasileiro. 

O líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sanchéz, declarou esta quarta-feira apoio a Lula da Silva, que vai disputar no próximo domingo a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil contra Jair Bolsonaro, atual presidente. 

"No próximo 30 de outubro, o Brasil o elege seu futuro e quero enviar todo o meu apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva nesta eleição decisiva para o futuro de uma terra tão ligada à Espanha", disse o líder espanhol, num vídeo divulgado nas redes sociais de Lula da Silva.

"O Brasil é a maior economia da América Latina e a sua voz é essencial face aos grandes desafios globais que nos unem. Uma voz de abertura ao mundo e não de desconfiança. De esperança e não de medo, de compromisso com a igualdade e não da aceitação da desigualdade. Contra os que pregam o ódio e o negacionismo climático. Contra aqueles que querem um Brasil isolado e fechado", acrescentou o ainda.

Para Sanchéz, a eleição de Lula da Silva trará um momento de abertura e esperança.

"O Brasil merece esta perspetiva de progresso. O Brasil merece Lula. A sua vitória, querido amigo, será a dos progressistas do mundo inteiro e também dos que esperam uma vitória aqui na Espanha. Um abraço muito grande de Madrid," concluiu.

Já esta segunda-feira, António Costa tinha declarado apoio à candidatura do ex-presidente brasileiro, enquanto secretário-geral do Partido Socialista. 

"O primeiro-ministro de Portugal, obviamente, não se pronuncia nem interfere nas eleições dos nossos irmãos brasileiros, mas o secretário-geral do PS, o amigo do Brasil, tem muitas saudades das relações de proximidade, de amizade, entre Portugal e o Brasil", disse o líder do Governo português.

"O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, mas que combata a desigualdade, na luta pela saúde, para enfrentar as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva. Lula conte comigo", acrescentou.