Tornado em Alcântara faz voar telhado do edifício do Banco Alimentar

O fenómeno foi detetado pelo IPMA e teve curta duração no tempo. 

Além das chuvas intensas que provocaram inundações um pouco por toda a capital, a zona de Alcântara foi também adetada por um tornado que, apesar de ter sido considerado de fraca intensidade, causou danos nno telhado do edifício do Banco Alimentar Contra a Fome. 

De acordo com Patrícia Marques, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tratou-se de "uma supercélula, que passou com bastante atividade e fez um movimento rotacional que terá resultado na imagem semelhante a um funil".

O "fenómeno de vento extremo" foi detetado pelos dados de radar do IPMA e teve "curta duração no tempo".

Patrícia Marques adiantou ainda que o país está a ser atravessado "por uma superfície frontal fria com bastante atividade", que está a fazer o percurso Lisboa-Castelo Branco, no caminho para Espanha.

O fenómeno do tornado registou-se apenas em Alcântara e, de acordo com a meteorologista, foi depois "algo esbatido", não havendo registos de mais estragos. 

Em declarações à agência Lusa, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa adiantou que, na freguesia de Alcântara, a segunda da cidade mais afetada pelo mau tempo verificado hoje, voou parte do telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, tendo esta ido "parar à linha de comboio".

Naquela freguesia, adiantou Margarida Castro Martins, foram registadas "várias inundações" em espaços públicos e privados, bem como "diversas quedas de árvores", causando "bastantes danos em viaturas".